sábado, 12 de novembro de 2011

Duas historinhas quase sem sexo

Reis de Roma
Tínhamos nos visto três vezes no boteco da esquina, os dois calados a esvaziar uma garrafa de cerveja, eu numa ponta do balcão, ele na outra. Pálido, magro, de óculos e rabo de cavalo. Na quarta vez, as pontas do balcão ocupadas, nos ajeitamos no meio, lado a lado. E, lá pelas tantas, não me lembro qual o assunto, começamos a conversar. Me lembro é que de repente, e também não sei como, o papo enveredou para os impérios do mundo. O império americano, o inglês, o austro-húngaro – sem nada combinado, deslizamos nessa ordem inversa, de hoje para ontem, de ontem para anteontem.
Mais cerveja nos copos, de anteontem para eras remotíssimas, o cara conhecia História, passamos pelos impérios de Carlos Magno e Alexandre da Macedônia, acho que fizemos ligeiras escalas em potências do velho Oriente, e enfim aportamos em Roma. A Roma Antiga, dos Patrícios e plebeus, do Coliseu e as termas, dos banquetes e os bacanais, a metrópole e as províncias – o Poder Romano, presente em quase todo o mundo então conhecido, nos arrebatava, falávamos pelo cotovelos, vamos tomar mais uma?
Tomamos bem mais que o habitual. Mas tudo acaba (até o Império Romano acabou), chegou a hora de irmos embora. Pagamos a conta e, enquanto, no pilequinho, trocávamos um longo abraço, perguntei ao meu recente amigo como se chamava.
Ele, na inocência: - César. E você?
Eu, distraído: - Marco Antonio.
Levou um tempinho, dois ou três segundos, para engrenarmos espalhafatosa risada.
- Será possível? – falei.
- Caramba – ele atônito, como eu. – É isso, somos os reis de Roma.
- De Roma – emendei – e da Cleópatra, nós dois...
-... comemos ela e, se ela estivesse aqui...,
- ... comíamos de novo.
- Sim, sim, na santa paz.
- Na santa paz, claro.
Rimos outro tanto, bem cafajestes, e cada um tomou seu rumo.


Milagre, milagre
Anoitecia, ele sentiu pontadas no ouvido esquerdo. Com medo de as pontadas virarem dor, e a dor não deixá-lo dormir, foi à emergência do Miguel Couto. A médica que o atendeu diagnosticou otite e receitou um antiinflamatório. Dormiu sem dor mas, na manhã seguinte, acordou surdo.
Passaram-se dois dias, a surdez não regrediu. Ele bateu então no consultório de um otorrino em Copacabana, um bambambã, recomendado por uma amiga médica. Conversa, exame, audiometria, e a má notícia: o ouvido interno (foi essa a expressão usada pelo otorrino, ouvido interno) de repente parara de receber sangue, o que havia causado um enfarte, uma isquemia, e, com a isquemia, a surdez. O doutor fez uma careta e desferiu o segundo golpe: a chance de recuperação é de 50 por cento e não adianta você se angustiar, se houver recuperação será demorada. Marcou nova consulta para dali a 15 dias, quando repetiria a audiometria, e esticou a mão.
Não adiantava se angustiar, no entanto ele se angustiou. E três dias depois a angústia cresceu, a surdez alcançara também o ouvido direito. Com súbito medo do otorrino que o atendera, resolveu procurar outro. Foi a uma policlínica em Botafogo, acabou nas mãos de um médico quase adolescente, que poderia ser filho do mestre de Copacabana. Suspirou derrotado, estou frito, pensou, esse fedelho... Nem falou dos antecedentes, a pane no ouvido esquerdo, deixou-se examinar feito um boneco.
Meu amigo, o fedelho foi rápido, não é nada grave, apenas secreção, assim que a secreção se escoar, pode levar dias, sua audição se normalizará. Achou o diagnóstico paupérrimo, de charlatão. Tentou sorrir, não conseguiu, a vontade era esmurrar o medicozinho. Saiu sem se despedir.
Irritação e desespero, voltava ou não ao bambambã? Sim, voltaria, fazer o quê?, não, não voltaria, por que ele?, no Rio havia carradas de otorrinos. Sim-não, não-sim, indeciso, cultivou a ideia de se acostumar à surdez, afinal, tem tanta gente que não ouve e vive bem.
E, no tranco, a vida continuou. Surda. Até que uma madrugada ele acordou com os gemidos do casal vizinho, milagre, milagre, estou ouvindo. Aos gemidos juntou-se a voz do fedelho, assim que a secreção se escoar...
Pulou da cama, o casal vizinho entrava no paraíso, enveredou para o banheiro, há quanto tempo não se masturbava de madrugada?, mas, no meio do corredor, levado por estranha força, desviou para a sala. Ligou o rádio, caiu extasiado na poltrona: no ar, Variações sobre um tema de Haydn. Esqueceu o ateísmo de décadas, rezou pela alma de Johannes Brahms.



21 comentários:

  1. Adorei a novidade do blog ! acordar assim com uma música dessas é a certeza de um fim de semana maravilhoso !

    ResponderExcluir
  2. Gay do céu, que maravilhoso esse tal de Brahms, você tinha me falado sobre ele. Eu preciso ouvir a sério música clássica, preciso, preciso.
    Beijos beijos.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Editor, o seu segundo texto ("Milagre, milagre") é muito bom, e também muita boa a ideia de pôr ao nosso alcance a música que o personagem que supera a surdez ouve no meio da madrugada.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  4. Cosme você e esse tal de Brahms são ótimos !

    sugiro ao editor que passe a incorporar a boa música aos seus textos.

    ResponderExcluir
  5. Visitante, eu gosto também do Reis de Roma,o primeiro texto, mesmo com a brincadeira machista do final. É uma mera brincadeira e que tem sua graça.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Adorei a novidade. Música é sempre boa companhia principalmente se escolhida por um autêntico imperador romano.Parabéns pelo bom gosto.

    ResponderExcluir
  7. Magaysíssimo, adorei as duas historinhas, principalmente da primeira. E mesmo não sendo de música clássica, ouvi do começo ao fim essa que você postou e gostei bastante.Você pode de vez em quando colocar música popular, o que acha?
    Abraço do Igor Matoni com preguiça de feriadão.

    ResponderExcluir
  8. Também acho, editor. Mistura o popular com o clássico. Vai ficar ótimo.

    ResponderExcluir
  9. No papo entre Cesar e Marco Antonio deveria ter surgido a figura importante de Cleópatra (sempre uma mulher !) Ela sim sabia como ninguém aproveitar a loucura da Roma antiga e com seu charme e sua inteligência conquistou os dois. A verdadeira Rainha de Roma.

    ResponderExcluir
  10. Maria Helena, a Cleópatra é citada, sim senhora. Na verdade, a citação dela coroa o texto.

    ResponderExcluir
  11. No sábado eu falei dos textos, hoje falo da música. Excelente. Também quero mais.

    ResponderExcluir
  12. Um pouquinho de Edu Lobo, editor.

    ResponderExcluir
  13. A lista é grande Teresa.Acho ótimo começar pelo Edu Lobo.Que tal "Serenata do Adeus"? Depois, é só continuar...Chico,Caetano,Gil,Gonzaguinha,Djavan,
    João Bosco, Tim Maia,Milton Nascimento,Paulinho da Viola, etc..etc...etc...etc...etc...etc...etc...
    Que coisa boa é a nossa música!

    ResponderExcluir
  14. CORREÇÃO:
    A música do Edu Lobo que sugeri é " PRÁ DIZER ADEUS" e não "Serenata do Adeus" como disse anteriormente.
    Ambas são lindas e merecem ser ouvidas.

    ResponderExcluir
  15. Gay, acho maravilhosa a ideia da Teresoca e da Célia de você postar música brasileira, mas peço que a música do meu nordeste tenha lugar no repertório.
    Beijos beijos.

    ResponderExcluir
  16. Tudo fica no lugar com uma boa música. Os olhos se ajustam, as mãos se entrelaçam melhor. Caetano, Gonzaguinha, Elis, Nana,Alcione, Vinicius, Cartola, e todos os outros ... Mas ouvir Edu Lobo, Celia, faz doer tudo por dentro.

    ResponderExcluir
  17. Você tem razão Teresa. Só um mestre pode nos atingir tão profundamente e ele mexe com a nossa "caixa preta" não é mesmo? Grande Edu!
    Quanto a você Cosme,como esquecer a riqueza da música do seu nordeste? Impossível!

    ResponderExcluir
  18. Nosso editor vai achar uma música pra te homenagear, Cosme. Mas vc tem que voltar pra nós. Anda muito sumido.
    Celia, sei não se tenho "caixa preta". Tenho é um coração idiota, maltratado, que viver à flor da pele !

    ResponderExcluir
  19. Ah Teresa ! você dizer que seu coração é idiota é um absurdo ! explica aí pra gente. Saia, vai se divertir, ligue para os amigos e pára de dizer bobagens ! O que não falta é gente para animar a festa !
    Quanto às músicas, prefero ouvir os clássicos.

    ResponderExcluir
  20. Eu também, Maria Helena, eu também prefiro os clássicos. Não quer dizer que não goste de música popular, gosto. Mas os clássicos...

    ResponderExcluir
  21. Teresa, é na "caixa preta" que moram os corações de quem não tem medo de sentir e de "viver à flor da pele".Esta sensibilidade é o que nos permite "abrir as nossas asas e soltar as nossas feras".
    Que você faça do seu vôo uma grande festa...

    ResponderExcluir