sábado, 23 de julho de 2011

Teatro dos cínicos

Dias atrás, a leitura de um artigo sobre o cinismo de alguns políticos me trouxe à memória dois figuraços, hoje esqueceidos: Moisés Lupion e Ademar de Barros.
Lupion foi o primeiro grande vivaldino que conheci. Duas vezes governador do Paraná, era apontado como um dos maiores larápios públicos do seu tempo. Entre muitas outras histórias, havia a da venda de uma praça no interior do estado e a de ter embolsado bom dinheiro com uma compra gigante de papel higiênico. Negócio sujo mesmo.
Pois na inauguração do Colégio Militar de Curitiba, no fim dos anos 50, Lupion fez belíssimo discurso sobre o valor da educação. “A educação”, disse, os olhos em fogo, os punhos cerrados, “é a riqueza que o tempo não corroi, que o ladrão não rouba...”
Até o arcebispo de Curitiba, dom Manoel da Silveira Delboux, teve de disfarçar o riso. Impávio, senhor ator, Lupion prosseguiu na exaltação do saber e da honestidade. Terminou ovacionado.
O paulista Ademar de Barros, contemporâneo de Lupion, era outro grande cínico. Prefeito, governador, eterno candidato a presidente da República, inspirou o bordão “rouba mas faz”. Dizendo-se devoto de Nossa Senhora, creio que de Nossa Senhora Aparecida, andava com um terço no bolso e o mostrava sempre que sua honestidade era posta em dúvida. Convencer não convencia, mas ninguém lhe negava o talento de ótimo comediante.
Logo depois do golpe de 64, Ademar falou no Rio para as senhoras da Camde (uma associação de católicas reacionárias, defensoras histéricas da ditadura) sobre “os perigos do comunismo internacional e ateu, felizmente afastado para sempre do nosso querido Brasil”. Empunhou o terço, riu e chorou, só faltou cantar e sapatear. Aplaudiram-no de pé.
Ademar e Lupion acabaram cassados. Os generais, aliás, se gabavam de não dar asa aos desonestos. Mentira. Os manjadíssimos (e nem todos) foram sim jogados ao mar, em compensação desabrocharam inúmeras vocações. Em grande parte, graças à censursa, protetora dos opressores.
A propósito, os aproveitadores públicos não se cansam de bendizer a censura. Preferem o inferno à liberdade de expressão. Fácil de entender.
Claro que, não havendo outro jeito, defendem a democracia com garbo. Afinal, artista de verdade é aquele que nenhum papel assusta. Foi assim que em 89 Collor, o galã das Alagoas, engambelou a maioria do povo e ganhou o Planalto. Desempenho idêntico ao de outro mistificador consumado, Jânio Quadros, que no começo dos anos 60 arrebatou o país e, depois de apenas sete meses na presidência da República, renunciou.
Ainda hoje a cara de pau de Collor me espanta. Enquanto cuspia o discurso mais moralista do mundo, prevaricava. E só se saiu mal porque, provinciano, temperava esperteza com gulodice exagerada e truculência. Saiu-se mal, mas deixou filhotes. E que filhotes!

@@@@@
  
Simples - Quando menos se espera, a gente ouve cada uma! Eu estava numa festinha, em apartamento privilegiado do Flamengo, e a conversa, depois de passar por política e economia, o inverno e a crise da meia idade, desaguou nos excessos da polícia.
Aí o doutor Fulano, médico dos mais requisitados da praça, até aquele momento calado, pigarreou e soltou sua opinião: “Não, torturar, de modo nenhum, mesmo porque é burrice. Pra que torturar se basta um teco? Um simples teco. O policial leva o bandido prum canto e teco. Pronto, está resolvida a fatura.”

@@@@@

PROSEMAS
(Os Prosemas podem até parecer poesia, mas não são.
São apenas exercícios de escrita. Nada mais que exercícios de escrita)


Urbanédia
No centro da cidade está a loucura da cidade
A loucura da cidade está no centro da loucura
No centro da loucura está a cidade da loucura
A cidade da loucura está no centro da cidade.

Loucura deixar a cidade
Fora da cidade a loucura
A loucura da centralidade.

Urbanédia 2
Toda a loucura da cidade
está no centro da cidade
toda manhã toda tarde
a loucura fica no centro da cidade.

Mas no fim de semana a loucura
                                fica em casa
esvazia o centro da cidade
de toda bondade toda maldade.

40 comentários:

  1. Magay, o que mais me impressionou na tua postagem de hoje não foi o texto principal, também interessante, mas sim o segundo, intitulado "Simples", pois mostra como a nossa elite é bandida. A nossa elite acha que o Estado tem todo o direito de agir fora das normas para defendê-la. É de dar nojo.
    De volta, Luzia Matos.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo novidade nisso, Luiza. tudo sempre foi resolvido assim. Teco, e pronto ! Só que antigamente era embaixo dos panos agora não. Fala-se tudo. O pior de não é fazer , nem falar, é que nos acostumamos a isso. Um fato normal. Teco!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu votei no Collor, fui bobo e agora quando vejo ele de novo aparecendo todo metido fico chateado porque os politicos ruins podem perder o lugar mas um dia sempre voltam, só não voltam quando morrem.

    ResponderExcluir
  4. LUZIA, desculpe ! Troquei seu nome.

    ResponderExcluir
  5. Carol Vinhas de Jesus24 de julho de 2011 às 10:01

    Pra que escrever sobre política, com tanto assunto bom por aí? Detesto política e políticos, por mim todos eles acabavam como comida de tubarão no meio do mar.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe a franqueza, Carol, mas vc escreveu uma bobagem. O ser humano (e quem sabe os animais também)faz política no dia a dia, é impossível viver sem política. Seria como viver sem ar.
    Não fique braba, todos nós de vez em quando dizemos ou escrevemos bobagem.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Carol, como disse Visitante (ele ou ela?), a política está presente, em maior ou menor grau, na maior parte da nossa vida. Eu acho que você quer dizer que não gosta da política partidária e dos deputados, senadores etc, enfim de quem é eleito para um mandato porque a corrupção não é pequena. Mas mesmo pra quem não é político, como nós, a política partidária é importante, não podemos nos alienar, como se não tivéssemos nada a ver com o que acontece. Temos sim, e muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Magaysíssimo, você e o Visitante (eu acho que é ele?)já disseram o que tinha de ser dito sobre política. Eu prefiro falar sobre os Prosemas, vou falar o que já falei: eu gosto muito e pra mim são poesia. Você diz que não, eu digo que sim. Um a um.
    Abraço do Igor Matoni.

    ResponderExcluir
  9. Carol Vinhas de Jesus24 de julho de 2011 às 12:49

    Tá bem, vou pensar no que vcs me disseram, a importância da política etc etc.

    ResponderExcluir
  10. Gay, acho tudo importante, inclusive política, mas gosto mais quando você escreve textos de fundo existencial. O Leandro também.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  11. Carol, vc é mesmo de boa paz. Eu, como o MA, entendemos o que vc quis dizer.
    Qdo a gente fala de politica a primeira coisa que vem à cabeça é aquela coisa tradicional, de terno e gravata,no plenário, em cima do caminhão, beijando criancinhas. Mas a politica vai muito além e mesmo sem saber a gente pratica isso todos os dias. Nesse momento estou fazendo a minha aqui. A política conciliadora que a gente aprende desde criancinha. A gente faz isso dentro de casa, no trabalho, na rua.. A outra, a dos palanques, como disse o MA, é tbém muito importante. Nós devemos nos pronunciar, votar, fazer valer nosso direito e não deixar a vida passar como se a gente não tivesse nada com isso. Vc, eu, eles podemos mudar o estado das coisas. Se não formos nós quem mais seria ?

    ResponderExcluir
  12. Teresoca, parabéns. Você enriqueceu o comentário do Gay e da Visitante (ao contrário do Igor, acho que é ela, Visitante você é ele ou ela?).
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  13. Cosme, hoje estou muito conciliadora, zen e em paz comigo mesma. Passei o dia na serra, vendo o rio passar, almocei com gente querida em volta de uma lareira, tomei até vinho, coisa que não faço. Acho que por isso consegui transmitir pra Carol o que é o básico em politica. Simples e transparente como água.
    Mas eu mudo, viu ? amanhã talvez eu não tenha a mesma serenidade.
    Bjo pra vc.

    ResponderExcluir
  14. Ah, sim... O visitante é A visitante. A mulher se esconde mais.

    ResponderExcluir
  15. O ou A visitante? Continuo sem uma preferência. Diga lá, Visitante, você é ele ou ela?

    ResponderExcluir
  16. Sinto muito, caro editor, não digo.Descubram vocês.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  17. Deixa pra lá quem seja. Quem vai querer se preocupar em descobrir ?

    ResponderExcluir
  18. Sábia Teresíssima, pra que perder tempo com Anônimo? Seja homem ou mulher, estou me lixando.
    Igor Matoni, o do abraço amigo.

    ResponderExcluir
  19. Gay, estou orgulhoso, você copiou o meu estilo, se é que eu tenho estilo.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  20. Magaysíssimo.
    É claro que o nosso querido Cosme está fazendo uma brincadeira e certamente você compreendeu. Esse meu comentário é pra dizer que imagino que editar um blog não é fácil, mas você leva esse trabalho numa boa. Sem medo de como já fiz me declarar seu fã, estou com você e não abro.
    Abraço do Igor Matoni.

    ResponderExcluir
  21. Valeu pela força, grande Igor, o gaúcho mais paulista do país.
    E é claro que compreendi a brincadeira do Cosme, figura querida de todos nós.

    ResponderExcluir
  22. A recíproca é verdadeira: vocês gostam de mim, eu de vocês, eu e o Leandro, meu amor.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  23. Não acho importante os outros frequentadores do blog gostarem de mim e eu gostar deles. Importante é o que o blog oferece. Às vezes vou gostar, às vezes não e enquanto prevalecer o positivo eu fico.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você, Visitante, o que importa é o conteúdo do BP. Mas se os frequentadores se curtirem, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  25. Ah claro: com afeto é mais gostoso. É o que a gente acha.

    ResponderExcluir
  26. O que que é mais gostoso com afeto? Se é o que estou pensando, discordo. Sem afeto, é mais enlouquecido e animal, muito mais profundo.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  27. Será que essa/esse Visitante é um animal?

    ResponderExcluir
  28. Palmas para a Maria José, gostei da piada. Presença de espírito é isso aí.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  29. Não, Maria José. Não é um animal. Animal tem afeto, se relaciona com quem lhe faz carinho e ela (é ELA), pelo que quer transparecer, pensa que o amor animal é mais enlouquecido . Não é nada disso. Pode até ser intenso no momento mas qdo termina é desalentador. Nós todos já nos relacionamos assim, com afeto e sem ele, sabemos bem a diferença de cada um. No momento eu me relaciono com afeto enlouquecido ! Posso garantir que é muuuuito bom !

    ResponderExcluir
  30. Teresíssima, você é demais.
    Opinião do Igor Matoni.

    ResponderExcluir
  31. Desconfio que o Igor vai acabar pedindo a Teresa em casamento. Se ela aceitar, quero ser convidada pra festa.

    ResponderExcluir
  32. Não me mete em confusão, Luzia. Nada contra o Igor, muito pelo contrário mas casamento ??? tou fora ! sou adepta do relacionamento aberto, sem compromisso oficial. Mas não pense que sou obaoba.. Qdo estou com um é só aquele. Compromisso moral. Isso é o que vale, não acha ?

    ResponderExcluir
  33. Teresíssima, por favor, a Luzia está me deixando mal, não é nada disso. Que eu te curto não é segredo mas é uma curtição de amigo, embora não te conheça pessoalmente me considero teu amigo.
    Igor Matoni pondo os pontos nos is.

    ResponderExcluir
  34. Lógico que entendi o que ela quis dizer, Igor. Mas aproveitei pra firmar minha posição quanto a essa situação arcaica que é o casamento. Também gosto de vc assim do nada.

    ResponderExcluir
  35. A cada dia mais pessoas acham o casamento ultrapassado e a cada dia mais pessoas se casam. Não é estranho? Qual a explicação?
    Visitante.

    ResponderExcluir
  36. Não sei de onde vc tirou essa estatística. Se vc fala em se juntar eu até concordo. Hoje em dia é muito fácil fazer isso mas da mesma maneira é fácil desfazer. Ninguém aguenta mais desaforo, mentiras. Com a maior facilidade um dos dois sai pela porta afora. Isso pra mim não é casamento e sim um ajuntamento. Mas se vc fala em casamento mesmo, altar e cartório então eu te digo que só por interesse. Se revirar vai achar.

    ResponderExcluir
  37. Espere aí, vamos com calma, não é possível que todo casamento seja por interesse. Eu acho que as pessoas continuam se casando porque há amor e porque elas têm a esperança de acertar na loteria, de dar certo, no sentido de a união durar para sempre. O ser humano vive de ilusões.
    Na verdade o casamento dá certo até acabar, mas é difícil encarar essa verdade.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  38. Em linguagem jornalistica, visitante, o seu lead está no pé, ou seja, o casamento dá certo até acabar, lógico ! aliás, como tudo só dá certo enquanto dura. Grande descoberta. Não estou nem um pouco preocupada com esse papo de casamento. Como já disse lá em cima, sou adepta dos relacionamentos abertos.

    ResponderExcluir
  39. Teresoca e Visitante, eu acho que vocês estão discutindo à toa. Com casamento ou ajuntamento o que interessa é o amor e o desejo. As pessoas vão sempre perseguir o amor e o desejo.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  40. O Cosme tem razão. Por mim, a discussão está encerrada.
    Visitante.

    ResponderExcluir