sábado, 17 de setembro de 2011

Elis

Eu trabalhava na sucursal carioca da Folha de S. Paulo, o chefe de reportagem me escalou para entrevistar Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, que estavam de casamento marcado (o Google diz que foi em 1967, então foi). Ela vinha ao Rio acertar os detalhes da cerimônia, o chefe me passou o telefone do noivo e a clássica recomendação: vire-se. Liguei, Ronaldo, desmentindo a fama de grosso, me atendeu bem. Marcou a entrevista para as 11 horas de sábado, e me deu seu endereço, em Ipanema.
O fotógrafo e eu chegamos pouco antes das 11, o próprio Ronaldo nos abriu a porta. Disse que Elis não demoraria a vir e sentou-se diante de uma máquina de escrever portátil - a mesa das refeições, redonda, era também a mesa de trabalho. A seus pés (memória ou fantasia?) se esparramava um cachorro de bom tamanho.
Tentei um papo descontraído - como é isso de de repente um solteirão (Ronaldo era 16 anos mais velho que Elis), que namorou as principais cantoras do Brasil, se casar até no religioso? – ele balbuciou qualquer coisa e começou a datilografar. O silêncio só não pesou porque surgiu uma senhora – minha sogra, Ronaldo apresentou – que nos deu atenção. Assim, enquanto o fotógrafo clicava, eu entrevistava a mãe de Elis. “Minha filha”, ela disse, “já é a maior cantora do Brasil.”  
Nesse exato momento, a estrela apareceu. Beijou o noivo, cumprimentou os visitantes, repreendeu a mãe: “Não, senhora, a maior cantora do Brasil é a Elisete Cardoso”. E, para nós: “Por favor, não liguem, mãe é mãe.” Deixou-se fotografar ao lado do quase marido e da mãezona, disse que a fama de mulherengo de Ronaldo não a incomodava, pois sabia que ele hoje era outro, e sugeriu que eu e o fotógrafo a acompanhássemos até a Capela Mayrink, na Floresta da Tijuca, onde seria o casamento. Precisava medir a nave para encomendar a decoração, nós a ajudaríamos e, ao mesmo tempo, arremataríamos a entrevista.
Subimos para a floresta no fusca de Elis (ou seria de Ronaldo?). Medimos a nave da capela, voltamos pela Avenida Niemeyer, paramos na casa em que o casal moraria (“esta casa é do Juca Chaves”, ela contou, “nós alugamos”) e descemos de volta para Ipanema. Conversando sempre. Então, já na praça em que Ronaldo morava, um ônibus elétrico (chifrudo, no jargão popular) fechou o fusca. Foi o que faltava para aquele sábado se tornar inesquecível. Num pulo, Elis pôs meio corpo para fora do carro e gritou para o motorista abusado: “Só porque sou mulher? Vá tomar atrás do saco.”
Reacomodou-se ao volante, se dobrando de rir: “Sou ou não sou uma moça fina?”

@@@@@

O bom egoísmo
Cedo descobrimos que o egoísmo é um sentimento fortíssimo, invencível por mais que o enfrentemos. O que nem todos percebemos é que há o bom egoísmo, como há o bom colesterol. O bom egoísmo aflora nos atos de amor e doação, como por exemplo os praticados pelos voluntários que socorrem os atingidos por uma catástrofe. Basta ouvi-los: eles falam com emoção do prazer e da alegria de ajudar o outro, da sensação de plenitude ao fazer algo para alguém sem esperar alguma vantagem. Ou seja: prevalece o “eu”, o gozo de ter-se dado. E, ao contrário do que possa parecer, é ótimo que seja assim, pois esse tipo de egoísmo nos torna melhores. (Dentro desse raciocínio, já imaginaram o tamanho do egoísmo de uma Teresa de Calcutá? Um gigante, salve ele). 

@@@@@

A Merkel de Berlusconi
Que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, é meio (ou inteiro?) bandido, a gente sabe há muito tempo. Mas, reconheça-se, é um bandido engraçado. Num telefonema interceptado pela Justiça, ele chama a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de bunduda incomível. Não dá para deixar de rir. Longe das feministas radicais, naturalmente.

@@@@@

Primavera
Daqui a seis dias, termina o inverno. Muitos preferem o Rio no outono, eu na primavera. Que chegue esbanjando beleza, aleluia.   

33 comentários:

  1. Ah! Elis...Que saudade. Só a ela ainda pertencem certas grandes interpretações. Cada música gravada adquiria a força desta sempre grande "baixinha".

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado assim sobre o egoísmo e, no entanto, vc tem razão. Mas olha, que seja cheio de vaidade, de exibicionismo, ele se faz valer. Se atende a dois lados, o de quem faz e o de quem recebe, perfeito. Mas existe o mau egoísmo. Daquele que não se doa, não olha pro lado, tem e não ajuda, vê e não faz nada. Esse é terrível !

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião: a Elis era muito melhor como cantora do que como "moça fina".

    ResponderExcluir
  4. Pois eu adorei e de agora em diante vou ser um moço fino, se o cara me encher um pouquinho além da conta vou mandar ele tomar atrás do saco. Claro que isso só vai valer pra marmanjo, as moças estarão livres dessa minha delicadeza.
    Abraço afetuoso do Igor Matoni.

    ResponderExcluir
  5. Ah se vocês soubessem como é bom!!!!!
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  6. Cosme, minha timidez e minha delicadeza não me deixam fazer comentários a respeito.
    Até que enfim vc e Igor apareceram. Como anda a sua vida ?

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho saco mas confesso que tb gosto.

    ResponderExcluir
  8. Teresoca, estou indo melhorando, o mundo não acabou e eu continuo vivo. Qualquer dia é de novo aquela alegria.

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  10. não te disse, Cosme, que o tempo resolve tudo ?

    ResponderExcluir
  11. Magay, o teu texto sobre o desabafo da Elis contra o motorista de ônibus é engraçado e bem escrito mas gostei mais do tópico "O bom egoísmo", que me fez refletir muito a respeito de nossa condição humana. O detalhe sobre o tamanho do egoísmo da Teresa de Calcutá é o fecho perfeito.
    Luzia Matos, depois de longa ausência.

    ResponderExcluir
  12. estive relendo esse texto sobre o egoismo e fico pensando se, na realidade, não existe alguém, de alma superior que faça o bem sem pensar em proveito próprio. Alguma exceção deve haver, não é possível.

    ResponderExcluir
  13. Teresa, a pessoa não pensa em proveito próprio, a coisa não tem esse grau de consciência. Pensa no outro, sim, mas, mais no plano inconsciente, a mola propoulsora do ato de bondade é a concretização de um prazer, seja qual for. E o fato de ser assim não diminui o mérito do benfeitor. Ele merece toda a consideração.

    ResponderExcluir
  14. No primeiro momento ela pode até não pensar mas qdo começa a perceber os frutos da sua generosidade, ela vai querer mais mais. Esse assunto é bem complexo e não pode ser discutido em poucas linhas. Olha só eu. Às vezes concordo com vc mas logo depois bate aquela dúvida.

    ResponderExcluir
  15. O assunto é realmente muito complexo e leva a discussões sem fim. Eu apenas lancei um sentimento que me bateu tempos atrás. Mas, claro, longe de mim ser o dono da verdade.

    ResponderExcluir
  16. Eu também prefiro a primavera, Magay, embora o outono seja lindo. Mas a primavera é véspera do verão e o verão é muita praia e dia claro até mais tarde.

    Não quero censurar mas você não devia abrir espaço prum patife como o Berlusconi, ainda mais que ele ironiza uma mulher séria como a Angela Merkel.
    Ana Gam em tarde de sol.

    ResponderExcluir
  17. eu detesto esse prenúncio de verão. Sol e luz demais, calor insuportável, dias intermináveis. Adoro esse tempinho que tem feito. Céu lindo, temperatura amena e noites perfeitas pra tomar um vinho e dormir abraçado.

    ResponderExcluir
  18. Teresoca e Gay, hoje acordei com a impressão que na primavera vou voltar a florir, ando louco de vontade de voltar a beijar na boca.
    Por falar em beijar, beijo para todos.

    ResponderExcluir
  19. Falando em primavera ela tá chegando e, sendo assim, Cosme, em breve, muito breve, vc vai estar, se já não estiver, de amor novo e beijando muito ! Vamos torcer por você.

    ResponderExcluir
  20. Por que só para o Cosme? Amor para todos, muito muito.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  21. Não só para o Cosme mas especialmente pra ele que vem sofrendo por amor.

    ResponderExcluir
  22. Ao nordestino Cosme a solidariedade deste gaúcho sentimental.
    Abraço do Igor Avelino Soares Matoni.

    ResponderExcluir
  23. Nordeste e Sul, ensaio de união nacional.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  24. União nacional ? quem sabe ?
    Cosme, a primavera chegou !

    ResponderExcluir
  25. Igor, obrigado, você é legal.
    Teresoca, a primavera chegou e eu estou aceso.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  26. Conte-nos as novidades, Cosme !

    ResponderExcluir
  27. Sou uma forasteira e completamente ignorante em blogs. Mas parei aqui para ver o que é isso. O que o Cosme tem tanto para contar ?

    ResponderExcluir
  28. Conte-nos as novidades, Cosme!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, quanta CUriosidade. Por enquanto não há novidades, assim que tiver eu conto.
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir