sábado, 10 de setembro de 2011

Em família

 A crônica abaixo foi publicada em meados de setembro de 1997, duas semanas depois da morte da princesa Diana. Ao reencontrá-la, dias atrás, resolvi oferecê-la, sem qualquer alteração, aos amigos do BP. Ao passado, portanto:


A vinda do papa ao Rio, o real e a dentadura, a regulamentação do aborto em caso de estupro ou de risco de vida da mãe, a escolha de Atenas como sede das Olimpíadas de 2004, a nova lei eleitoral, as últimas novidades da informática. Os assuntos se misturavam, o almoço familiar corria animado. Às tantas, alguém mencionou os funerais de Diana, visto ene vezes por todos.
Como acontece quando se comenta um filme de sucesso, cada um lembrou a cena que mais o tocara – a reverência da rainha diante do caixão da ex-nora, o discurso certeiro de Charles Spencer, o canto contido de Elton John, os aplausos do povo à passagem do féretro, a cabeça sempre baixa do príncipe William, futuro rei.
A rememoração do espetáculo fúnebre foi interrompida pela única criança da casa, uma garota de cinco anos. Afinal, ela perguntou compenetradíssima, a princesa estava mesmo grávida?
Os adultos se olharam esbugalhados. Onde você ouviu isso?, a mãe cobrou. No colégio, a pequena respondeu. E insistiu: Diana carregava ou não o irmão do rei na barriga? Maneiroso, o pai lembrou que Os 101 Dálmatas, o filme com Glenn Close, estava pronto para rodar na sala de TV, você não quer assistir de novo? Ela queria. Vocês só falam bobagem,  a filha acusou, eu prefiro ver a Cruela, adeus.
Livres da enxerida, mas a partir do que ela tinha perguntado, os adultos repisaram a história, pingada nos jornais, de William ganhar um irmão mestiço e muçulmano. Um primo, o intelectual da família, fingiu apreensão: anteontem a irriquieta Margareth, ontem os Beatles, hoje uma lady mundana, humanitária e marqueteira, amanhã um herdeiro moreno, de cabelo crespo; em que beco o grande império vai parar?
Houve risos, mas fracos, era hora da sobremesa e as atenções se concentraram no pudim de clara que a empregada acabara de pôr no centro da mesa. Foi aí que a garota, saltando de surpresa da sala de TV, disparou outras duas perguntas: e se Diana tivesse na barriga não um menino, mas uma menina? E se a menina e o rei se apaixonassem, como os irmãos da novela do canal mexicano?
Fez uma careta e desapareceu, voltou aos dálmatas. Um incesto real?, escandalizou-se a prima solteira, que se orgulhava de ter recusado um egípcio de Alexandria, talvez parente dos Al Fayed. A mãe da mãe da garota, formada em Letras, mas do lar, indagou: há incesto em Shakespeare? Niguém se lembrava. Esperto, o intelectual da família fechou a questão: em Shakespeare há de tudo, o mundo, o céu, o inferno e mais um pouco. O avô balançou a cabeça e repetiu a sobremesa. Dos deuses esse doce, disse se lambendo.
Da sala de TV, vinham latidos inteligentes.

***

Segundo pesquisas, em julho 68% dos britânicos já admitiam o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker-Bowles, e que, portanto, mesmo sendo a mocinha da história, Diana terminaria derrotada pela rival. De repente, vem a morte e põe tudo de pernas para o ar. Agora, qual o futuro de Camilla?
No meio de todo esse drama, fica apenas uma certeza: Charles virou definitivamente sapo. Case-se ou não com a amante, sente-se ou não no trono, não tem a mínima chance de cura.

@@@@@

11/9/2001
  Eu trabalhava em casa, o telefone tocou, ligue a TV, disse minha então mulher, o mundo está acabando em Nova York.  

@@@@@ 

Sinceridade
     Há dias, dois fabricantes de agrotóxicos admitiram publicamente que seus produtos matam. Não é de apalermar? Nessa batida, a sinceridade acabará como regra nº 1 nos grandes negócios. Reajamos enquanto é tempo, temos uma tradição de esperteza a preservar.

19 comentários:

  1. Histórias de amor são sempre bem-vindas e a dessa princesa enchia meus olhos. Achava ela linda, elegante, discreta. Mas aqueles olhos tristes me deixavam penalizada. Lógico, tinha tudo mas não era feliz. E quando então achou o amor da sua vida tudo se acabou num velho túnel em Paris ! Revejo a ultima cena dela descendo no elevador, passando pela porta giratória do hotel e pronto, tudo terminou ali. Pelo menos morreram juntos.

    ResponderExcluir
  2. Cristina Semeraro Rito11 de setembro de 2011 às 01:29

    Dos deuses esse doce

    Os impérios só sobrevivem por causa dos becos, das mulheres enxeridas e dos sapos. Me lambuzei com o texto: pedaço de céu, inferno e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Profetíssimo Magay. Você acertou em cheio o Charles virou sapo, um sapo casado com uma bruxa a tal da Camila.
    Abraço do Igor Avelino Soares Matoni.

    ResponderExcluir
  4. Um verdadeiro porre essa garotinha enxerida. Detesto criança sabe tudo. Aos 5 anos eu brincava de bonecas, sonhava com fadas, bruxas , principes e princesas. Curtia minhas bonecas mas nunca me preocupei em saber o que poderia existir dentro da barriga delas. A transição pro mundo real se fez aos poucos como tudo deve ser. As princesas de carne e osso sempre existiram e as bruxas também "You no creo em brujas, pero que las hay, las hay", como diz o célebre ditado espanhol.

    ResponderExcluir
  5. Eu era adolescente quando a Diana morreu mas ela me emociona até hoje, um tempo atrás vi um documentário sobre ela e chorei muito.
    Teresoca, como vai? Eu continuo me recuperando, um pouquinho cada dia.
    Beijo a todos, Cosme Dantas.

    ResponderExcluir
  6. Cosme, Cosme ! salve, salve ! pensei em vc que andou sumido. Eu tbém chorei quando vi o enterro da princesa. Quem não se emocionou ? mas a vida segue e isso é bom pra você saber. Fico feliz em saber que vc está se recuperando. Já passei por algumas experiêcias assim e pensava que o mundo ia acabar. Acaba nada. Dói muito mas passa.
    bjo grande !

    ResponderExcluir
  7. E o dia de hoje venceu o estigma ! quero essa data bem longe da minha memória. Tudo já foi dito sobre ela e sobre o horror daquele dia.

    ResponderExcluir
  8. Magaysíssimo, Teresíssima. Vou contar um segredo e acreditem não estou inventando, é verdade: na hora que os aviões dos terroristas arrebentaram as torres gêmeas de NY eu estava no m... estava namorando. Só vi o que aconteceu horas depois.
    Abraço do Igor Matoni.

    ResponderExcluir
  9. ahahah, VC FELIZ DA VIDA E O MUNDO SE ACABANDO !!!!!!!! Essa foi ótima ! Seu dia começou muito bem !

    ResponderExcluir
  10. Os dianófilos que me desculpem, mas eu sempre achei a Diana uma bobinha. Nunca me emocionou.
    Ana Gam deseja boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Vc tem razão,Ana. Mas não foi ela em vida que me emocionou e sim toda aquela pompa do enterro, a música maravilhosa, a igreja, os filhos e a situação em que ela morreu, pertinho de ser feliz. Não sentiu mesmo nem uma pontinha de emoção ? Devo ser muito boba mesmo

    ResponderExcluir
  12. Terê, é claro que cerimônias bonitas me emocionam mas nesse caso a emoção não teve nada a ver com a Diana, podia ser a Maria da Silva. No fundo, estamos dizendo a mesma coisa.
    Ana Gam no meio da tarde.

    ResponderExcluir
  13. A Camilla Parker-Bowles pode ser feia, bruxa, mas foi ela que venceu a batalha. Ela é que sempre teve o coração do Charles. A Diana acabou sendo um acidente de percurso. Serviu para dar o futuro rei da Inglaterra e acabou.
    Visitante.

    ResponderExcluir
  14. Nessa batalha não teve vencedores. A Diana tbém estava numa boa com o principe dela e o boboca do Charles bem que merecia a bruxa da Camila. Vai ser feia e desengonçada no raio que a parta !

    ResponderExcluir
  15. Cristina Semeraro Rito13 de setembro de 2011 às 01:42

    "Agora, qual o futuro de Camila?" Eu responderia com uma frase de Neruda que acho que se encaixa bem:"É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas quanto os poetas se tornarem razoáveis." Camila continuará cuidando da sua osteoporose. Diana já virou esqueleto e os leitores têm ainda o privilégio de muitos Prosemas.

    ResponderExcluir
  16. Diana, Charles, Camilla e o resto da realeza. Não se iludam, tudo gentinha.

    ResponderExcluir
  17. Vc acha ? Concordo que, com ou sem coroa, são iguais a nós mas não gentinha no sentido pejorativo que vc dá a entender.

    ResponderExcluir
  18. Tristes daqueles que acham que sabem de tudo e que têm a opinião maioral. Talvez, muitos aqui estejam tão enganados quanto no 11 de setembro de 2011, às 10hs da manhã.

    ResponderExcluir
  19. Romulo, não consegui alcançar o que vc quis dizer. Que hora é essa do dia 11 de setembro ?

    ResponderExcluir